terça-feira, 3 de agosto de 2010

MAGNANO APOSTA EM “DERROTADOS DO PRÉ-OLÍMPICO” PARA RESGATAR SELEÇÃO MASCULINA



Aposta da CBB para recuperar o prestígio internacional da seleção brasileira masculina, o técnico argentino Rubén Magnano optou por convocar praticamente os mesmos jogadores que seu último antecessor ‘verde-amarelo’. Dos 12 atletas comandados por Lula Ferreira na campanha desastrosa do Torneio Pré-Olímpico das Américas de 2007, 10 integram o grupo que se prepara para o Mundial da Turquia.

“É um momento especial para todos nós. É sempre bom reencontrar os amigos, a gente fica muito tempo sem se ver”, disse o ala-armador Leandrinho. “Esse grupo é muito unido, nos entendemos bem dentro e fora da quadra. Todos estão focados na vitória e isso é importante para garantirmos uma boa colocação para o Brasil no Mundial”.

Alex, Guilherme Giovanonni, Leandrinho, Marcelinho Machado, Marcelinho Huertas, Marquinhos, Nenê, Murilo, Tiago Splitter e Nezinho são os atletas que estiveram na equipe que ficou em quarto lugar no Pré-Olímpico de Las Vegas e que treinam sob o comando de Magnano. As únicas ausências são o pivô JP Baptista e o armador Valtinho.

JP Batista foi chamado por Lula Ferreira para substituir Anderson Varejão, que negociava um novo contrato com o Cleveland Cavaliers e pediu para não ser relacionado. Já Valtinho foi convocado por Rubén Magnano para o Mundial da Turquia, mas solicitou dispensa alegando motivos particulares.

O fracasso no Torneio Pré-Olímpico das Américas foi o motivo que levou a CBB a optar por treinadores estrangeiros no comando da seleção masculina. O grupo ficou marcado por não conseguir uma vaga nos Jogos de Pequim-2008 e por problemas de relacionamento. Na ocasião, o ala Marquinhos deixou os companheiros em Las Vegas após sofrer uma lesão e acusou os jogadores de fazerem um complô contra Lula Ferreira.

A crise provocou a saída do treinador do comando da seleção e a chegada do espanhol Moncho Monsalve, que sofreu com pedidos de dispensa dos principais jogadores do país no Pré-Olímpico Mundial de 2008 e não conseguiu a vaga para Pequim-2008. O treinador, porém, promoveu a chegada de novos nomes no time nacional, como Duda Machado e Jonathan Tavernari, e conquistou a Copa América de 2009 com um elenco reforçado por Leandrinho e Anderson Varejão.

MUDANÇAS NO COMANDO, MAS NÃO NO ELENCO

Mundial 2006 Pré-Olímpico
das Américas
2007
Pré-Olímpico
Mundial 2008
Copa América
2009
Mundial 2010*
Lula Ferreira Lula
Ferreira
Moncho
Monsalve
Moncho
Monsalve
Rubén
Magnano
Alex
M. Huertas
M. Machado
T. Splitter
André Bambu
G. Giovannoni
Leandrinho
Murilo
Estevam
Nezinho
A. Varejão
Caio Torres
Alex
M. Huertas
M. Machado
T. Splitter
Nenê
G. Giovanonni
Leandrinho
Murilo
JP Batista
Nezinho
Marquinhos
Valtinho
Alex
M. Huertas
M. Machado
T. Splitter
Baby
M. Vinícius
Fúlvio
Murilo
JP Batista
Duda
R. Probst
J. Tavernari
Alex
M. Huertas
M. Machado
T. Splitter
Olivinha
G. Giovannoni
Leandrinho
Diego
JP Baptista
Duda
A. Varejão
J. Tavernari
Alex
M. Huertas
M. Machado
T. Splitter
Nenê
G. Giovanonni
Leandrinho
Murilo
Marquinhos
Nezinho
A. Varejão
Raulzinho
Hátila

Contratado para substituir Moncho, Magnano conta com seu estilo ‘linha-dura’ para controlar os egos do grupo que fracassou três anos atrás. Uma das medidas adotadas pelo treinador foi um maior distanciamento da imprensa, que só pode acompanhar 15 minutos dos treinamentos para dar maior privacidade ao elenco.

“Todos que estão aqui tem condições de ir ao Mundial. Estamos analisando muito bem os atletas e temos total confiança neles para a competição que vamos participar”, comentou o técnico.

Magnano promoverá mais um ‘corte’ no grupo de 13 jogadores que treina no Rio de Janeiro antes da disputa do Torneio Super Four, que ocorre no próximo fim de semana, em Brasília. O pivô Hátila Passos, de 23 anos, e o armador Raulzinho, de 17, brigam pelo posto de única renovação no grupo de veteranos montado pelo argentino.


Fonte: uol basquete

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no blog