terça-feira, 10 de agosto de 2010

INCHAÇO E RETORNO DE TIMES TRADICIONAIS MARCAM INÍCIO DO PAULISTA MASCULINO




Técnico José Neto será uma das novidades do Palmeiras, que retoma suas atividades profissionais

Principal torneio estadual de basquete do país, o Campeonato Paulista masculino começa nesta terça-feira com um inchaço no número de participantes causado pelo retorno de duas equipes tradicionais. Com vaga cativa, Palmeiras e Limeira disputarão a competição após retomarem suas atividades profissionais.

O Paulista masculino terá a participação de 16 equipes. Em 2009, apenas 13 times disputaram o torneio, após a desistência do Guarujá horas antes de sua estreia. A competição estadual contará com mais equipes do que o Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional que teve a presença de 14 times em sua última edição.

Fundador da Federação Paulista, o Palmeiras é o segundo maior vencedor do torneio estadual, com 12 títulos. Sem basquete profissional desde a década de 80, o clube já havia ensaiado seu retorno no ano passado, quando firmou uma parceria com o Araraquara para disputar o NBB. Para a próxima temporada, o tradicional time da Capital decidiu montar uma equipe própria, comandada pelo ex-auxiliar técnico da seleção brasileira José Neto.

“O que me motivou a aceitar o convite de assumir o comando técnico do Palmeiras são os amigos que tenho aqui e a estrutura que o clube oferece”, disse Neto. "O Palmeiras possui muita tradição no basquete, mas quero olhar para frente e vou me empenhar ao máximo para conduzir o clube ao topo”.

PARTICIPANTES DO PAULISTA MASCULINO


Grupo A
São José
Bauru
Pinheiros
São Bernardo
Rio Claro
XV de Piracicaba
Barueri
Palmeiras


Grupo B

Paulistano
Franca
Assis
Araraquara
Liga Sorocabana
Americana
Limeira
São Caetano

Já o Limeira retorna ao basquete profissional após o afastamento de um ano. Campeão paulista e quinto colocado no NBB em 2008, o time do Interior fechou as portas por causa de problemas financeiros. Com a saída do técnico Luiz Augusto Zanon, a equipe será comandada por Demétrius, auxiliar na conquista do Estadual.

Além dos retornos das tradicionais equipes, o Paulista contará com boa parte da elite do basquete brasileira. Sete equipes que disputaram a última edição do NBB estarão em quadra pelo Estadual: Franca, Pinheiros, São José, Bauru, Assis, Araraquara e Paulistano.

Atual campeão, o São José trouxe apenas o pivô Murilo, do Minas, para reforçar o elenco. Em compensação, manteve a base que conquistou o título estadual no ano passado. Outro finalista, o Paulistano passou por uma completa reformulação. Além do técnico João Marcelo Leite, o time da Capital perdeu sete jogadores, entre eles o pivô Baby.

Franca e Pinheiros foram duas das equipes que mais se reforçaram. A tradicional equipe do Interior manteve seus principais jogadores, tirou Dedé e Fernando Penna do Paulistano e ainda trouxe os norte-americanos Maurice Spillers e Chas McFarland. Já o Pinheiros repatriou o ala Marquinhos, contratou o argentino Juan Pablo Figueroa e terá o técnico João Marcelo Leite no lugar de Cláudio Mortari, que assume a supervisão de basquete.

Fonte: uol basquete

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no blog